domingo, 18 de abril de 2010

A democracia exercida por meio da participação através dos diálogo

Aconteceu, no dia 17/03/2010, o primeiro “Diálogo filosófico" entre alunos da Escola Estadual "Professora Laurinda Vieira Pinto", Colégio Anglo - Unidade Ibiúna, comunidade e autoridades do município da Estância Turística de Ibiúna. Projeto idealizado e regido pelo Professor de Filosofia Benedito e com apoio da Professora Diretora Maureen, Professor Diretor Kunio Matsuda, juntamente com a Secretaria de Turismo e Cultura, pastas ocupadas pelo Senhor Mauro Issler que cederam o espaço do Auditório Municipal Monteiro Lobato


O Projeto nascera do mote "Quais são seus sonhos?" durante o ano de 2009 com os alunos do 2º ano do Ensino Médio da E. E. "Professora Laurinda Vieira Pinto".

Depois de saídas para fotografar o olhar dos alunos diante daquelas coisas que mais perturbavam a concretização dos sonhos deles. Recolhido o repertorio de imagens para analisá-los e dar embasamentos às discussões e diálogos, partiram para a produção de artigos de opinião, sendo percebido entre os textos, primeiramente, o desleixo das autoridades para com a cidade em que vislumbram mudar e, em seguida, a mesma ação dos jovens quanto à conservação dos patrimônios e espaços públicos.

Não contentes com o resultado, pois ficara apenas no papel, os alunos pediram um diálogo aberto nos moldes Socratianos com essas pessoas que representam o poder legislativo (vereadores) e executivo (prefeito e secretários), sendo concedido o direito a "voz" aos estudantes, pois representam o futuro de nosso município.

Ficou a maestrina incumbência da direção dos diálogos o Professor Benedito, interferindo, questionando e pontuando para cumprimento da pauta elencada pelos alunos, que levantaram questões sobre: transporte escolar, saúde, esportes, turismo entre outras para o secretario correspondente a pasta.

O tempo, por vezes inimigo dos homens, mostrou se mais uma vez atuante, pois, após três horas de exercício prático da democracia e do protagonismo juvenil, dera-se o final do encontro, findado com a promessa do prefeito municipal, Coiti Muramatsu, de mudar a cidade para a realização dos sonhos dos jovens ibiunenses e toda comunidade presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário