quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Texto para o Jornal Voz de Ibiúna

Auditório municipal: um descaso que remete a muitos outros. 

Domingo, dia 22/05/2011, reunião do Partido dos Trabalhadores (PT- Ibiúna), com membros do partido e simpatizantes, entre eles o vereador Professor Eduardo Anselmo, que, num determinado momento, pediu para que eu falasse algo. Sabia que dariam voz a todos, como é de costume num partido democrático, eu, ali, como simpatizante do partido e de muitas pessoas que lá se encontravam, havia perdido meus olhos por muitos instantes, mas para nada de tão especial para muitos do poder público, as paredes do Auditório Municipal.
Eram fios que perpassavam o palco, tomadas e interruptores sem o “espelho”, coisas miúdas para muitos que ali estavam perto de problemas maiores que temos na nossa cidade, mas, para mim, que pude me apresentar naquele mesmo palco em outros tempos, recém-inaugurado, com carpete, cadeiras novíssimas, banheiros limpos e aconchegantes, aquela visão me incomodou demasiadamente.
Fixei meus olhos na estrutura que nada tem a ver com um auditório de verdade, pois aquele espaço parecia ter recebido aquele nome por dó ou pena daquele salão, pois venhamos e convenhamos que de Auditório só tem o nome, no entanto não há acústica necessária para reverberar as vozes dos instrumentos ou mesmo as humanas, porém assim o chamam.
O mais engraçado ao visualizar tudo isso, é saber que poderíamos fazer uma analogia com a situação da nossa cidade. As paredes esburacadas e mofadas, remendos e “concertos” malfeitos com as estradas e ruas das cidades que também estão esburacados em constante deterioração ou ao descaso para com os artistas locais, sendo mofados e esquecidos.
Um descaso geral que vai, apesar do motivo da construção daquele lugar, um espaço para abrigar palestras, encontros políticos e eventos culturais, sendo minguado, se esvaindo com o tempo, padecendo assim como a casa do Jeca Tutu, personagem de Monteiro Lobato, que por preguiça ou omissão, prefere ver a casa cair a fazer os reparos necessários para a preservação do local de morada.
Acorda poder publico! Isso não é uma crítica e sim um apelo para a melhoria dos espaços públicos que estão sendo pichados como sinal de que algo está errado, não só a delegacia ou o hospital devem ser restaurados e cuidados para os turistas que aqui passarem, mas também o Auditório Municipal, a Capelinha, o Fórum Municipal, o prédio da antiga Telesp feito pelo arquiteto Ruy Ohtake (http://www.ruyohtake.com.br/index.html ) que hoje abriga a Guarda Municipal e a PAT (infelizmente, pois poderia ser um espaço para atividades culturais), pois deixar esses prédios no estado em que estão também se compara ao estado em que está a nossa cidade. 

André Luiz R. de Camargo

Professor de Literatura e Inglês da E. E. “Prof.ª Laurinda Vieira Pinto”
Músico registrado na OMB 61.430



Nenhum comentário:

Postar um comentário